terça-feira, 8 de março de 2011

As Crônicas de Nárnia de C.S. Lewis Vol VII - A Última Batalha


A Última Batalha é um livro infantil do escritor irlandês C.S. Lewis publicado em 1956. É o último livro a ser publicado da série As Crônicas de Nárnia, e também o último na ordem sugerida de leitura.

Relata os últimos dias de Nárnia e as últimas batalhas travadas contra o mal nesse mundo, marcando o final da série.
Este livro rendeu a C.S. Lewis em 1956 o prêmio "Carnegie", que premia os melhores livros infanto-juvenis de língua inglesa publicados no Reino Unido.
Neste livro se narram os últimos dias de Nárnia quando Tirian era rei em Cair Paravel. Tudo começa quando um velho macaco chamado Manhoso (que vivia no lado ocidental de Nárnia), juntamente com um burro chamado Confuso, encontram uma pele de leão. Fazendo grandes planos, o macaco veste o seu amigo burro com a pele de leão, e passa a propagar as falsas notícias de que Aslam teria voltado e que ele seria o seu porta-voz.
O macaco então faz uma aliança com os calormanos que agora tinham a chance de conquistar as terras de Nárnia. O rei Tirian flagra o desmatamento perto do Ermo do Lampião, sendo perpetrado pelos calormanos. Acaba se entregando após matar dois deles, e ao passar a noite amarrado a uma árvore, conseguiu pedir socorro aos amigos de Nárnia (todos aqueles que já haviam entrado em Nárnia, exceto Susana) que se encontram no nosso mundo.
Então os amigos de Nárnia vão até a antiga casa do professor Kirke para recuperar os anéis que haviam utilizado em O Sobrinho do Mago, e tentar ir a socorro de Nárnia e de Tirian. Mas não foi necessário utilizá-los, pois um acidente de trem na estação onde todos estavam esperando, acaba por levar Jill e Eustáquio até Nárnia.
Ambos ajudam o rei a combaterem os planos dos calormanos e do macaco, mas a confusão é instaurada após o macaco pregar a ideia de que Aslam e Tash são a mesma coisa. Sem perceberem o que faziam, os calormanos e o macaco acabaram por invocar o verdadeiro Tash.
Fonte: Wikipedia
Para ler, clique aqui

Nenhum comentário: